Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 031: Artes e crafts: composições, técnicas e trajetos criadores
Arte e Consumo: localização e redistribuição de narrativas dissidentes
Tomando como base as produções artísticas como parte de um importante fluxo informacional e cultural em sociedades, o presente artigo explora no mercado emergente de artes visuais em São Paulo, com foco na galeria Hoa, as fricções e motivações mercadológicas, de consumo e fazer artístico, isto é: identificar, construir e manter realidades antes não centralizadas. Para isso, utiliza-se a etnografia para explorar a relação entre arte, sociedade, mercado e cultura, destacando a importância da observação participante. A técnica etnometodológica fora empregada para compreender a construção de realidade social, dessa forma o campo revela que as práticas da galeria redistribui e reordena a comercialização de arte, impactando o consumo e narrativas em evidência no campo sociocultural, gerando sua localização e redistribuição.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA