ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 049: Ensino e aprendizagem da antropologia na educação básica
Antropologia na sala de aula: um relato de experiência numa escola da periferia do Recife
A grade curricular do ensino médio não inclui a antropologia como disciplina obrigatória. Entretanto, há a possibilidade de trabalhar temáticas referentes a mesma a partir de conteúdos das disciplinas do campo das ciências humanas. Através desse recurso, é possível introduzir os estudantes do ensino básico às temáticas relacionadas à ciência antropológica e buscar promover o interesse e engajamento desses estudantes. Neste contexto, o presente trabalho se propõe a relatar as experiências observadas durante a realização do estágio de docência do curso de licenciatura em Ciências Sociais na Escola Técnica Estadual Professor Lucilo Ávila, em Recife, no estado de Pernambuco. Assim, o percurso desenvolvido traz apontamentos e observações feitas a partir da experiência obtida com prática docente e diálogo estabelecido com estudantes e professores em temas trabalhados em sala de aula e relacionados à antropologia que estão contidos na ementa do ensino médio. Inicialmente, desenvolveu-se uma etapa de observação dos alunos com o intuito de levantar temáticas cotidianas que pudessem relacionar-se ao tema a fim de oferecer aos estudantes um conteúdo lúdico e próximo às suas realidades. Concomitantemente a isso, um trabalho investigativo também foi realizado com os docentes para que apontassem possíveis temas a serem trabalhados. A construção e reflexão obtida a partir dessa experiência será detalhada e teve o objetivo de evidenciar o debate sobre o papel e os desafios da antropologia na educação básica.