Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 066: Imagens emergentes: antropologia e (re)montagens de arquivos audio-visuais
Etnografia das representações fílmicas dos fazedores de cultura da Amazônia
O cinema feito na Amazônia brasileira, situada no estado do Pará, tem passado por mudanças
significativas entre as produções dos últimos anos, destaca-se aqui a importância das Leis Aldir Blanc e Lei
Paulo Gustavo como motivadores dessa expansão. As mudanças observadas, perpassam questões que dão
visibilidade à sociodiversidade da região, mas também marcam o reconhecimento identitário dos fazedores
culturais Amazônidas (como se autointitulam e que compõem uma pluralidade de identidades, como ribeirinhas,
indígenas, quilombolas, citadinas, etc.). Nesse sentido, para este projeto ainda em desenvolvimento,
proponho analisar etnobiografias de "cineastas da/na Amazônia" para refletir epistemologicamente sobre essa
nova práxis audiovisual, acompanhando as mobilizações e representações sociais dos realizadores fílmicos
(privilegiando filmes documentários). Desse modo, sob a luz da Antropologia Social, viso compreender a
construção estética e de conteúdos dessas produções que valorizam aspectos particulares do que intitulam
como "cultura regional amazônica" - refletindo a interculturalidade dos diretores fílmicos do contexto
pesquisado e as imagens produzidas por estes sobre o que significa ser e viver na Amazônia.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
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