ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Trabalho para RC - Roda de Conversa
SE 08: As escolas como arena, instrumento e alvo de disputas públicas
Brincar de ataques” / “Brincar de receber encantados” : educação escolar indígena na aldeia Tupinambá de Serra do Padeiro, Bahia
A comunicação pretende evidenciar alguns aspectos da educação escolar indígena visto através do olhar dos seus estudantes na aldeia tupinambá de Serra do Padeiro. As violências e violações aos direitos indígenas sofridas pelos Tupinambá por parte de indivíduos e grupos contrários à demarcação, inclusive por agentes do poder público, impactaram directamente e continuam impactando a rotina escolar. A omissão do governo federal, ao não garantir os direitos territoriais dos Tupinambá, só fez acirrar o conflito e aumentar a violência. A comunicação quer demostrar que, a depender da situação vivenciada pelas crianças e pelos jovens - dentro ou fora da escola - as atividades inventadas e realizadas por eles mudam nitidamente. Em situação de conflito tenso, as brincadeiras tendem a refletir e exteriorizar as violências enquanto em tempo de relativa paz, elas tendem a expressar mais aspectos da própria cultura e assim reforçá-la.