Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 091: Religiões afro-brasileiras e mobilizações afrorreligiosas: enfoques etnográficos e metodológicos contemporâneos
De uma busca ativa a construção de um sujeito político: o caso das religiões de matriz africana e
afro-brasileira de Caruaru-PE.
Em 2011, um grupo de jovens militantes assume uma secretaria na gestão municipal da cidade de Caruaru e
dentro de sua estratégia de diálogo político democrático, inclusivo e participativo com os diversos atores
político local, buscou de forma pioneira abrir um canal de diálogo com as lideranças das religiões de Matriz
africana e afro-brasileira do município. Fui convidado para coordenar esse diálogo com a comunidade com o
objetivo de mapear as casas, as lideranças e seus integrantes buscando abrir um espaço de participação e
escuta para formulação de estratégias e ações políticas a partir das demandas indicadas neste diálogo. Cabe
destacar que era a primeira vez na história da cidade, segundo lideranças mais antigas dos Terreiros, que
tal abertura política havia acontecido. Realizamos o mapeamento, o levantamento de demandas e formulamos
estratégias políticas com objetivos definidos pelo diálogo que foi estabelecido. Vimos surgir deste processo
04 associações de Terreiros que representam hoje, os interesses políticos deste grupo junto ao governo
municipal da cidade. A luta pelo reconhecimento das demandas, que partiu de uma abertura do poder público
junto as comunidades, possibilitou a construção de um sujeito político até então invisibilizado no cenário
político local. Para tanto, busco na teoria do reconhecimento de Axel Honneth e Nancy Fraser a ferramenta
conceitual no processo de compreensão e explicação desse movimento que, de antemão, entendo ter nascido de
dentro do poder público, abrindo um diálogo que não foi iniciado por nenhuma liderança, nem integrante desta
comunidade e que foi indispensável para o amadurecimento político e a construção de um sujeito coletivo que
agora pauta e disputa a agenda política local com grupos religiosos majoritários e historicamente
influenciadores da política local. A metodologia de pesquisa utilizada neste estudo é de natureza
qualitativa e exploratória onde envolveu a interação entre o pesquisador e a comunidade aqui apresentada.
Foram 04 anos de intensa interação entre o pesquisador/ator e a comunidade, onde iniciamos nossos primeiros
contatos com apenas 02 Terreiros e conseguimos identificar 63 durante o primeiro ano de contato, e nenhuma
associação ou entidade do tipo. De uma comunidade retraída e individualizada na comunicação com o poder
público municipal, identificamos que o resultado deste processo de mobilização de dentro para fora do
Estado, foi a formação de 04 associações representativas e articuladas que hoje, 2024, pautam dentro de suas
limitações a política local e a inserção de sua agenda no debate e ações políticas do município.
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