Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 041: Culturas populares: entre tradições, espetáculos e protagonismos contemporâneos
Hallyu Wave em Manaus: estudo antropológico sobre aspectos e influências da cultura coreana entre os manauaras
Este é um estudo antropológico sobre consumos culturais da Hallyu Wave na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. Hallyu Wave, ou Onda Coreana, é o processo de transmissão da cultura da Coreia do Sul para diferentes países do mundo. Em Manaus, há encontros de fãs de K-pop, que se reúnem em praças públicas, Centros de Convivência do Governo do estado e praças de alimentações de shoppings centers para dançar as músicas dos ídolos coreanos e manifestar o sentimento de fã. Há também os telespectadores dos K-dramas, que realizam encontros em museus, restaurantes e cafeterias para conversarem sobre os atores e novelas coreanas (K-dramas). Por outro lado, há os eventos de consumo de comidas e bebidas tradicionais em festas ou restaurantes coreanos existentes na cidade. Como apoio metodológico tem sido utilizado o registro etnográfico (Geertz, 1989) para interpretação dos eventos e realizar uma descrição densa, bem como registro fotográfico para visualizar as diferentes vestimentas e categorias de pessoas (fãs, pessoal da organização dos eventos, covers, comerciantes de bens simbólicos). Tem-se utilizado também conversas informais com os fãs e demais categorias de pessoas. Os registros etnográficos têm contemplado uma etnografia multissituada (Gluckman, 2010) para identificar as características locais da Hallyu Wave em Manaus. Estamos reunindo informações sobre os admiradores da cultura coreana que estão presentes em diferentes redes sociais, coletando notícias, opiniões, vídeos, comentários e informações sobre os encontros. Neste caso, tem sido usado a netnografia (Kozinets, 2014) nas redes sociais, para observar as interações estabelecidas entre os fãs em meio online. Assim, esta pesquisa tem como objetivo descrever as diferentes motivações que levam os manauaras a se interessarem pela cultura sul-coreana que vem sendo veiculada na cidade Manaus, considerando os processos de recepção a nível local e global. Considera-se a globalização como um fenômeno econômico e cultural (Santos, 2001) e reconhecendo que as culturas globais não matam as culturas locais e sim ambas se incorporam à vida das pessoas (Ortiz, 2000). É interessante perceber que as redes sociais e as plataformas de streaming audiovisuais e musicais são elementos que possibilitam o acesso as produções culturais, pode-se dizer que está se estabelecendo uma convergência de interesses entre produtores e consumidores, em que pese contradições inerentes ao desenvolvimento do capitalismo (Jenkins, 2015). A ideia de uma cultura local, para os admiradores da cultura coreana em Manaus, estaria relacionada às trocas simbólicas dos indivíduos e ao consumo, a nível global e local. Tal como sugere Bhabha (1998, p. 20), com a noção de entre lugares, que denotaria uma arte e cultura híbridas.