Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 071: Mercados culturais e trabalho: desafios e fazeres etnográficos
Números e leituras no Brasil: uma discussão sobre legitimidade e agência no mercado editorial brasileiro
Neste trabalho, proponho uma análise da agência dos números (DESROSIÈRES, 1993; SCOTT, 1998; FOUCAULT,
2021) expressos na quinta e última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, publicada em 2020. Esta
pesquisa é um diagnóstico realizado, na maioria das vezes, a cada quatro anos pelo Instituto Pró-Livro, com
o apoio da Câmara Brasileira dos Livros (CBL), do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da
Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros). Além de evidenciar a imbricação entre
Estado e mercado no setor cultural brasileiro, os números dessa pesquisa costumam ser apresentados como de
importância fundamental para a compreensão e promoção dos hábitos de leitura dos brasileiros. Em última
instância, é a eles que se costuma atribuir legitimidade tanto aos argumentos em prol da leitura, quanto ao
senso comum de que o brasileiro não lê. Dessa forma, este trabalho contribui para as discussões a respeito
das relações entre poder público e privado no mercado cultural brasileiro, das políticas públicas como
práticas sociais e discursos culturalmente situados e da formulação de indicadores culturais no Brasil.
Palavras-chave: Mercado editorial. Políticas públicas. Indicadores culturais. Retratos da Leitura no Brasil.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA