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Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 071: Mercados culturais e trabalho: desafios e fazeres etnográficos
"É uma brincadeira de interação simultânea": Trilogia do Santo Amaro e uma nova forma de ser Dj funk
Desde que a carreira de Dj Marlboro alcançou proporção nacional, entre o final dos anos 90 e início de 2000, a importância destes profissionais extrapolou as tendas dos bailes funks das favelas do Rio de Janeiro e foi ganhando espaço cada vez maior na mídia e no cenário musical brasileiros. Ao longo dos anos, principalmente no caso do funk, suas possibilidades de trabalho se alargaram. Além das funções de seleção, mixagem e reprodução de faixas em eventos e rádios, recentemente, os Dj’s têm ganhado destaque como produtores, compositores e intérpretes de músicas. Esta é uma das características que alicerçam o novo período da profissão, que, assim como em outros mercados culturais, emerge a partir de novas relações entre os produtores e os variados circuitos de produção e consumo. Extremamente ligado à difusão, cada vez mais simplificada, de conhecimentos e equipamentos técnicos através da internet e de equipamentos digitais, esta se torna uma profissão almejada por muitos jovens moradores de bairros de periferia. É neste cenário que surge, em 2021, o objeto que inspira este artigo: o Trilogia do Santo Amaro. Este produto, criado através do Baile do Santo Amaro (RJ), é composto por um trio de Dj’s residentes deste evento, realizado no Morro do Santo Amaro (zona sul do Rio de Janeiro). Este produto revoluciona as práticas dos Dj’s, que tradicionalmente estão inseridas em uma lógica individual, e cria uma nova forma coletiva de performance e de produção da arte. A realização de etnografias em bailes funks cariocas e apresentações do grupo de Dj’s, aliada a entrevistas com os integrantes, possibilitou que fossem mapeados os processos de construção do trio, assim como observadas as performances, estéticas e produções que criam, no Trilogia do Santo Amaro, uma nova forma de trabalho no universo cultural dos Dj’s e dos bailes funk. É o objetivo principal deste artigo, portanto, descrever de que forma tais performances, estéticas e produções criam esta maneira de trabalho coletivo cultural, assim como analisar como diferem dos shows tradicionais de um único Dj. É ainda possível refletir sobre o cenário geral de mercado para os profissionais atrelados ao gênero musical funk e a ascensão social que esta carreira permitiu a cada um dos integrantes do Trilogia do Santo Amaro.