ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 041: Culturas populares: entre tradições, espetáculos e protagonismos contemporâneos
A arte de cagar na Catalunha
Provocado por Bataille e pelo surrealismo etnográfico de Clifford, procuro nesta apresentação pensar a identidade catalã pela sua escatologia, tradição na qual o grotesco intensifica o sagrado ao invés de negá-lo. Os personagens dessa escatologia são natalinos. Nos presépios, simbolizando fertilidade e sorte, aparecem os caganer que representam um camponês defecando. Substituindo o Papai Noel, quem dá os presentes é o Caga Tió, um tronco de madeira que os "caga" na véspera do natal. A atualização desse repertório e suas vertentes laicas na arte popular e erudita refletem a vivacidade das expressões culturais e identidade catalã, principalmente após o movimento pela independência em 2017. O caganer surgiu no final do século XVII, sua origem é cristã e está relacionado ao período natalino. Era um personagem dos presépios, representava (assim como o cristo) a renovação, a continuidade da vida; suas fezes, ao fertilizarem a terra, proporcionavam fortuna para o próximo ano. Nos anos 1940 modernizou-se e ganhou versões laicas, mas foi somente nos anos 1980 que atingiu extrema popularidade. Naquela ocasião o bispo de Barcelona denuncia os caganers como símbolos pagãos e tentou bani-los. Em resposta, o fabricante de caganers, Marc Alós, lançou uma linha deles na forma de padres, freiras e bispos. Foi um sucesso, vieram depois caganers de políticos e celebridades. Em 2021 abriu suas primeiras lojas de caganers em Barcelona, era então um momento de fortalecimento da identidade catalã após os conflitos oriundos do referendo de autodeterminação realizado em 2017. Existem outros personagens dessa escatologia natalina. O Caga Tió é um tronco que "toma" o lugar de Papai Noel. Depois de ser alimentado", na véspera de Natal as crianças batem nele com bastões para faze-lo "cagar" os presentes. Uma atualização é o pixaner, uma escultura de um homem urinando. Esculturas de demônios são escondidas nos presépios, em algumas delas eles estão defecando. Durante o natal são vendidos doces em forma de fezes. A escatologia não é apenas natalina, ela é uma expressão comum em toda a cultura catalã, popular ou erudita, que se revitalizou com o movimento independentista catalão. Assim, nesta apresentação defendo a necessidade de pensar os exotismos como estratégias sociais. No caso específico da escatologia da Catalunha, pensar o apelo turístico com a super exploração das tradições escatológicas é condição para entender parte da dinâmica do processo independentista que vivem os catalães atualmente. Deste modo pode-se aqui defender a ideia de que as identidades se disputam mesmo em torno da visibilidade de tabus sociais, dando publicidade àquilo que no cotidiano é inominável.