Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 064: Gêneros, sexualidades e corpos plurais: abordagens antropológicas de práticas esportivas
Tornar-se psicólogo no esporte: considerações sobre um campo intensivo na iniciação esportiva
O espetáculo esportivo é considerado um dos aspectos socioculturais contemporâneos, exigindo uma análise
que vá além do desempenho competitivo, transcendendo a ênfase na performance de alto nível. No Brasil, a
Psicologia do Esporte (PE) destaca-se devido à crescente compreensão da importância de componentes
psicossociais no desempenho e bem-estar de atletas e outros envolvidos na prática esportiva. Este campo
passou por transformações, ao longo do tempo, oferecendo contribuições significativas ao cenário esportivo
nacional, capacitando atletas, treinadores e equipes para desenvolver seus potenciais, seja em situações de
alta performance ou de lazer. Neste contexto, a demanda pela PE em cursos de graduação e pós-graduação é
crescente naquele país, ainda que a oferta de disciplinas para trabalhar a temática não a acompanhe.
Engendrada nesse cenário, apresento como proposta de comunicação reflexões sobre o acompanhamento de
estudantes de psicologia em seu campo de estágio, supervisionados por mim em uma disciplina de estágio
curricular na graduação em psicologia em uma universidade brasileira. O estágio em PE foi conduzido em uma
escolinha de futebol em Divinópolis, Minas Gerais, vinculada a um clube tradicional do estado. A escola,
inaugurada em outubro de 2022, conta com cerca de 200 alunos de diversas categorias, incluindo meninos e
meninas, com idades que variam desde o Baby Fut, aos 3 anos, até a categoria SUB-17, com jovens de 16 e 17
anos. A estrutura organizacional envolve diretores, treinadores, uma treinadora, um auxiliar de serviços
gerais e parcerias com um instituto de fisioterapia que oferece serviços de fisioterapia, indicação
nutricional e psicologia. Partindo de vivências como supervisora de estágio, apresento questões que emergem
nesse campo, no qual o psicólogo desempenha um papel crucial nas relações sociais, destacando o papel
central da tríade formada por professor, família e criança. A atuação do psicólogo pode ser desafiadora,
dependendo de como ele se posiciona nas relações institucionais. A tendência pode ser mais voltada para a
adaptação dos corpos às demandas de uma especialização precoce do atleta do que para o desenvolvimento de
potencialidades. Isso traz implicações relacionadas à prática esportiva como fruição, socialização e uma
prática de saúde. Desse modo, as questões enfrentadas por psicólogos em formação incluem os atravessamentos
de gênero e raça na formação de crianças, que recebem mensagens conflitantes sobre o direito ao esporte e
lazer, enquanto são exigidas a desempenhar como profissionais desde cedo. Essa realidade apresenta desafios
e oportunidades a psicólogos do esporte em formação ao lidarem com as multiplicidades do ambiente esportivo.