Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 049: Ensino e aprendizagem da antropologia na educação básica
"Brasília, 19 de março de 2022. Olá, tudo bem?" Cartas sociológicas como estratégia didática de inclusão
Esse trabalho tem como objetivo apresentar um recurso didático colocado em prática no meu trabalho como professor de sociologia no Colégio Militar de Brasília (CMB). Tratam-se de cartas dirigidas a alguns alunos acompanhados pela Seção de Atendimento Educacional Especializado (SAEE). Este método foi pensado como uma alternativa de inclusão adotada para facilitar a explicação do conteúdo de sociologia/antropologia no ensino médio para alunos neurodivergentes. O processo teve início a partir da demanda de uma aluna diagnosticada com Deficiência Intelectual (CID-10), e perdurou ao longo dos anos de 2022 e 2023, sendo expandido para outros alunos que, em sua maioria, eram diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA-CID-10). Os conteúdos ministrados abarcam conceitos de introdução à antropologia (estranhamento, relativismo, etnocentrismo, entre outros) e sociologia (autores clássicos, socialização, instituições sociais, entre outros).
Atender a demandas de alunos com necessidades específicas foi um desafio para várias disciplinas. Na sociologia, em específico, a dificuldade por parte dos alunos em elaborar ideias abstratas foi o obstáculo a ser superado. A preparação das cartas funcionou como um processo de clarificação dos conceitos elencados como os mais fundamentais do Plano de Ensino Didático, expondo-os de forma mais objetiva e direta.
O envolvimento das famílias na implementação do instrumento foi um fator positivo da experiência. A estratégia também modificou as aulas ministradas depois de sua elaboração. Metáforas pensadas para a explicação do conteúdo para alunos neurodivergentes, foram incorporadas nas aulas subsequentes. Desse modo, funcionaram também como uma forma de comunicação mais eficaz para com os demais alunos.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
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