Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 032: As Ações Afirmativas no Brasil atual: análises antropológicas sobre a eficácia, eficiência e efetividade das reservas de vagas no ensino superior
O Devir do Jaleco Branco: A Promoção das Políticas Públicas de Ações Afirmativas e a Interiorização do Ensino Superior no Nordeste Brasileiro
Compreendendo as mudanças significativas no cenário do Ensino Superior Brasileiro com a implantação das Políticas Públicas de Ações Afirmativas de Acesso e Permanência, este trabalho, decorrente da Pesquisa qualitativa titulada Enegrecendo o Jaleco Branco: Trajetórias Negras nos cursos de saúde no Ensino Superior Nordestino realizada entre os anos de 2021 e 2023, tem como objetivo central realizar a reflexão acerca da promoção das Políticas Públicas de Ações Afirmativas e a Interiorização no Ensino Superior Nordestino em confluência com a presença negra nos cursos de saúde. Tendo a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) como estudos de caso, a pesquisa se concentrou nas entrevistas semiestruturadas das trajetórias de egressas negras e negros dos cursos de Medicina, Psicologia e Enfermagem, tendo a análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Através das discussões sobre as desigualdades raciais e sociais na educação brasileira, o enegrecimento dos cursos de saúde considerados historicamente como cursos imperiais/cursos de branco e a implementação de Políticas Públicas Educacionais, a pesquisa apresenta discussões sobre os avanços e os desafios da implementação das Políticas Públicas de Ações Afirmativas, a Expansão e Interiorização do Ensino Superior e a importância do crescimento gradativo de negras e negros nos cursos de saúde.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA