ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 049: Ensino e aprendizagem da antropologia na educação básica
Fotografando e aprendendo: o uso de câmeras como método de ensino da antropologia no ensino médio
Durante toda a minha graduação fui ensinado como ser um professor de sociologia em sala de aula, mas pouco ouvi ou aprendi a como trabalhar as questões antropológicas para além das aulas expositivas e quando trabalhávamos algo diferente sempre estava relacionada a noção de cultura e regionalidade. Mediante a essa problemática, me deparo enquanto um recém-professor de sociologia do IFPB para o ensino médio, com um mestrado e doutorado em antropologia, mas novamente sem dialogar com ensino de antropologia no ensino médio. Neste cenário me deparo com possibilidades de pensar a relação do entendimento do espaço que vivem e como eles percebem o meio que os rodeia em uma das minhas aulas e começo a planejar essa temática com uma didática do uso da imagem. Sendo assim, o trabalho aqui proposto é resultando de um experimento didática, no qual os alunos utilizaram seus celulares como ferramenta metodológica para fotografar como eles percebiam o campus Patos-PB. Utilizando das bases sobre antropologia da imagem (FELDMAN-BIANCO e BELA, 1998; CHION, 2011; CORADINI, 2014) e dos estudos urbanos (BECKER, 1963; MAGNANI 2003), realizamos uma incursão foto-etnográfica por todo o campus. A partir da visão dos alunos dos terceiros anos fizemos vários registros de como eles vivenciam aquele local. A atividade resultou em uma mostra com as fotos selecionadas por eles, apresentando uma percepção dos espaços de sociabilidades e como podem ser interpretados de formas distintas conforme o olhar de cada um sobre o cenário social vivenciado. Como produto do experimento foto-etnográfico, venho desenvolvido uma peça de ensaio visual propondo um debate sobre como a antropologia pode ser discutida no ensino médio através do uso da fotografia.