Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 103: Universidade Indígena no Brasil: experiências e possibilidades
Possibilidades de interação e cocriação no ambiente virtual TUAUFRGS por alunos indígenas
Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre o desenvolvimento do Catálogo do Aluno indígena
no ambiente virtual TUAUFRGS, que visa contemplar formas dialógicas e interculturais orientadas para a
cocriação desse ambiente, situando a construção de uma pauta de motivações e aspirações relacionadas às
especificidades culturais dos povos indígenas na UFRGS. Além de promover o acesso ao conteúdo
disponibilizado pelo Catálogo do Aluno da TUAUFRGS (históricos, atestados, diplomas, etc), entende-se que a
elaboração de um catálogo diferenciado afirma valores culturais num contexto em que o letramento e o mundo
digital é por excelência a moeda de troca da interação com a universidade, como importante lugar de
vivência. A promoção de novas formas de experiências estéticas torna-se fundamental para os esforços que
promovam a interculturalidade, seja auxiliando no uso de equipamentos, programas e ferramentas da
informática, seja fomentando o uso da tecnologia da informação, alicerçada em métodos democratizantes.
Atenta-se para o fato da universidade ter incorporado definitivamente, com a política de ações afirmativas,
a questão da diversidade, notadamente das populações indígenas. Diante dessa diversidade, enfatiza-se a
importância do autorreconhecimento e da auto-afirmação na universidade. Apresenta-se resultados preliminares
da oitiva desta parcela da comunidade universitária, especialmente no que se refere ao acesso à informação
dos serviços disponibilizados nesse ambiente virtual do Catálogo, descrevendo os avanços para as etapas mais
propriamente aplicadas do projeto de extensão em andamento. Esse projeto articula aspectos estéticos e
técnicos, permitindo democratizar os serviços neste contexto histórico em que a cibercultura, especialmente
no que se refere às ferramentas educacionais disponibilizadas por aplicativos e sites, como ocorre em um
Ambiente Virtual de Aprendizado, motiva usuários a se tornarem cada vez mais coparticipes, agregando
conteúdo e significado social, visando o desenvolvimento da autonomia, de processos de coautoria e a
curiosidade, da colaboração, da cooperação e do respeito mútuo, que favorecem diferentes formas de
comunicação (linguagem escrita; texto, linguagem imagética; imagens), refletindo sobre o uso da informática,
explorando o Design Participativo, com foco no ambiente em si, para definir as imagens, as representações
gráficas, a possibilidade de explorar links, páginas, espaços cibernéticos. Esta abordagem considera
determinado contexto social no desenvolvimento de tecnologias computacionais interativas, seja para apoio às
atividades escolares, seja para contribuição no cotidiano universitário, diagnosticando processos em que os
indígenas acessam o mundo digital nesse sistema de registro acadêmico.