ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 078: O campo biográfico-narrativo e a prática etnográfica: diálogos possíveis
A Pedagogia do Reinado: um estudo etnográfico e biográfico-narrativo sobre os saberes do Reinado do Rosário de Itapecerica - MG
O Reinado de Nossa Senhora do Rosário de Itapecerica é uma importante manifestação da cultura afro-brasileira, que a mais de duzentos anos se constitui como um espaço de compartilhamento de diversos saberes tradicionais. A fim de compreender o processo de transmissão dos saberes desta tradição, desenvolvemos esta pesquisa qualitativa, biográfico-narrativa, de caráter etnográfico, com vistas a responder à seguinte pergunta: como acontecem as aprendizagens intergeracionais no Reinado de Nossa Senhora do Rosário de Itapecerica, tendo em vista a preservação dos saberes da tradição? A partir de pesquisa bibliográfica e documental evidenciamos os sentidos do Reinado, suas raízes e seu vínculo com o passado, com os negros e negras escravizados que deram origem a essa tradição. Considerando que o Reinado de Itapecerica é um fenômeno cultural e religioso complexo, que não pode ser compreendido apenas através de documentos e registros históricos, lançamos mão de uma extensa pesquisa de campo, de caráter etnográfico, para acompanhar e descrever os ritos e práticas realizados nos festejos do Reinado de Itapecerica, no ano de dois mil e vinte e três. Por meio da observação participante buscamos compreender o complexo contexto dos festejos, seus territórios, momentos e ritos importantes. Assim, pudemos observar as emoções dos reinadeiros em diversos momentos, mostrando que o Reinado é muito mais do que um festejo, é um elo entre os reinadeiros e sua família, sua história, seu passado ancestral. Como parte desse olhar etnográfico, complementamos a pesquisa com a realização de duas entrevistas narrativas, a fim de alcançar as significações e experiências subjetivas dos reinadeiros. Por meio dessas entrevistas, orientadas pelo enfoque biográfico-narrativo, pudemos evidenciar aspectos importantes como a crença e os conflitos geracionais vivenciados pelos reinadeiros. As narrativas subsidiam importantes reflexões sobre a forma como a cultura do Reinado permeia o dia a dia das famílias, influenciando a construção de sentidos e proporcionando, inclusive, apoio emocional nos momentos de dificuldade. Os relatos de vida dos nossos colaboradores nos revelaram parte do processo de transmissão geracional dos saberes do Reinado, um processo que acontece em diversas frentes: nos festejos, através das histórias, no dia a dia das famílias; um processo que envolve não só os mestres do Reinado, mas os pais, avós, pessoas que buscam a preservação das tradições familiares e dessa forma impulsionam a preservação da identidade étnica ancestral de inúmeros reinadeiros e reinadeiras.