Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 029: Arquivos, coleções e objetos de arte: artefatos e invenções em perspectiva etnográfica
Artes de cuidado e cultivo: criações negras contemporâneas no Brasil e Caribe
Esse resumo se baseia na produção artística negra contemporânea, no Brasil e Caribe, que faz uso de materiais de arquivo - pessoais ou institucionais, alguns produzidos em contextos coloniais ou imperiais -, para discutir modos de (re)criação de tempos-espaços e a emergências de subjetividades e sensibilidades acerca da Diáspora Negra que poderiam ser compreendidos a partir do que Christina Sharpe (2023) definiu como "anotação e revisão negra no vestígio", levando-se em conta que essas práticas artísticas poderiam se aproximar de atos/técnicas de cuidado, e, ainda, de cultivo. Ao se aproximar inicialmente de algumas obras de María Magdalena Campos-Pons (Cuba, radicada nos EUA), Eustáquio Neves (Brasil), Rosana Paulino (Brasil) e Giana De Dier (Panamá), o trabalho aqui proposto - primeiro movimento da pesquisa intitulada "Poéticas afro-diaspóricas e políticas do sensível: trabalho artístico no Caribe e no Brasil", buscará apresentar e discutir alguns dos modos pelos quais as obras materializam experiências, conhecimentos, concepções e sensações acerca da Diáspora Negra no sentido de reconfigurá-la por meio de um trabalho artístico de intervenção, rasura, junção e disjunção, mas também de enraizamento e produção de embelezamento.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
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