Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 003: Alteridades na universidade: saberes locais e diálogos críticos
Narrativas e Trajetórias dos Egressos do Sistema de Cotas da Universidade Estadual de Montes Claros(Unimontes): uma análise da naturalização do preconceito e da discriminação racial.
Esta pesquisa investigou os impactos das políticas de reserva de vagas para afrodescendentes na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) sobre a titulação e inserção profissional dos egressos. A motivação para este estudo surge da necessidade de compreender os efeitos das políticas de ação afirmativa na redução da desigualdade racial no Brasil, com base na visão dos próprios egressos e apreender o significado das narrativas sobre as práticas discriminatórias e preconceito racial vivenciados/as por acadêmicos/as ao longo do processo de formação. Desde a virada do século, o Brasil testemunha uma mudança na postura em relação às questões raciais, com a adoção de medidas afirmativas, como cotas em universidades. Este estudo se concentra na experiência da Unimontes, examinando os perfis socioeconômicos e acadêmicos dos egressos. Empregamos uma abordagem qualitativa para compreender os fatores em questão, considerando suas interações e influências mútuas. Foi realizada uma revisão bibliográfica extensiva para embasar teoricamente o tema, abrangendo diversas fontes como livros, revistas e publicações eletrônicas. Além disso, a pesquisa documental foi utilizada para analisar documentos institucionais internos da Universidade Estadual de Montes Claros, fornecendo dados relevantes e permitindo contato com ex-alunos. Para garantir a precisão dos resultados, uma metodologia quantitativa foi adotada, empregando um questionário com 39 questões enviado a 58 ex-alunos, dos quais 45 participaram, estabelecendo contato por meio de ligações telefônicas e redes sociais para explicar os objetivos da pesquisa. Essa abordagem combinada proporcionou uma análise abrangente e precisa dos dados coletados. Por meio da análise de conteúdo, identificamos seis indicadores que abrangem diferentes aspectos da trajetória educacional e profissional dos egressos, incluindo aspectos econômicos, acadêmicos e de enfrentamento do preconceito racial. Os resultados revelam que a maioria dos egressos experimentou melhorias significativas em sua renda e inserção no mercado de trabalho após a graduação. No entanto, persistem desafios relacionados à discriminação racial, tanto dentro quanto fora do ambiente universitário. Apesar das limitações da pesquisa, os dados indicam a importância de aprofundar o estudo sobre as trajetórias individuais dos egressos, considerando suas experiências únicas e as nuances do processo de inclusão educacional e social. Palavras-chave: Egressos, Sistema de Cotas, Inserção Profissional, Desigualdade Racial, Políticas Afirmativas.