Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 103: Universidade Indígena no Brasil: experiências e possibilidades
Professor/a-pesquisador/a-universitário/a: experimentações entre saberes, espaços e papeis na formação
em serviço de professores/as indígenas
A partir da experiência na coordenação da Licenciatura Intercultural Indígena recém-criada na UNIFESP,
espero compartilhar aspectos das experiências e reflexões de professores/as indígenas sobre sua prática
docente e as escolas em que lecionam. Particularmente, serão enfatizados desafios e desdobramentos criativos
da justaposição da docência e da pesquisa-intervenção nas comunidades, bem como as transformações trazidas
pela experiência universitária na prática docente. Ainda, serão abordadas transformações trazidas por esses
universitários indígenas na prática docente dos professores não indígenas na licenciatura e na
produção/circulação de conhecimentos na universidade. Serão compartilhadas experiências e reflexões dos
professores indígenas que se interessarem por sua veiculação neste GT e pela co-autoria em textos que se
desdobrarem desta sistematização preliminar
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA