Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 046: Educação diferenciada e territorialidades: fazeres, conflitos e resistências
A Educação como aliada no processo identitário no Quilombo de Coqueiros
A Educação como aliada no processo identitário no Quilombo de Coqueiros
Francisco Cândido Firmiano Júnior (Doutorando em Antropologia UFRN)
Orientadora: Julie Antoinette Cavignac (Departamento de Antropologia / PPGAS UFRN)
Resumo
Este trabalho visa refletir sobre a construção de uma educação escolar quilombola, com a aplicação da lei 10.639/2003 em Coqueiros, comunidade quilombola situada na zona rural de Ceará Mirim/RN. Nossa perspectiva visa uma reflexão sobre a educação em relações étnicos-raciais e a antropologia da educação, na busca de uma formação escolar que respeite a história e identidade da comunidade quilombola. Apresentaremos a construção da proposta de uma escola diferenciada que inicia com o processo de emergência étnica, nos anos 2000. Analisamos os elementos do que é apresentado como cultura quilombola nas práticas pedagógicas e no cotidiano escolar de Coqueiros, considerando a aplicação das legislações de promoção da igualdade racial, além da apresentação da dimensão identitária para o diálogo com governos municipais e estaduais. Nas duas escolas de Coqueiros, onde a taxa de analfabetismo é elevada, a discussão e implementação da escola como quilombola foi iniciada e já podemos afirmar que a conscientização dos estudantes sobre sua história, seus modos de vida e fazeres contribuiu para o sentido de pertença ao território. A implementação de ações afirmativas parece crucial para conscientização, valorização da população quilombola e combate ao racismo na escola. Ao longo do trabalho, são abordadas as narrativas que emergiram durante o processo de reconhecimento étnico na comunidade de Coqueiros, destacando o papel crucial da escola como aliada nesse processo. A efetivação de uma educação escolar quilombola visa não apenas proporcionar uma formação escolar mais adequada à comunidade, mas também respeitar sua história e identidade cultural.
Palavras-Chave: Coqueiros, Educação Diferenciada e Território.
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