ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 012: Antropologia das Emoções
Os Kpoppers: sociabilidades e a ressignificação do lugar por meio das emoções
A indústria midiática sul coreana tem gerado fãs em todo o mundo, principalmente, a partir do kpop (música pop coreana). Este trabalho visa compreender os fãs desse fenômeno global, os "kpoppers", debatendo, a partir de cenas etnográficas, como o fã gera sociabilidades por meio de emoções compartilhadas, que são capazes de ressignificar o lazer e o lugar. Observando os fãs, através da etnografia multissituada, visando seguir conexões e objetos que estão em movimento pelo tempo e espaço. O que permite uma melhor compreensão desses fãs e sua importância na expansão da Onda Coreana, analisá-los é olhar diretamente para a etnografia das emoções. Visto que, não é necessariamente a geografia que une os fãs, e sim as emoções que podem ou não estar associadas ao espaço. Pesquiso os “kpoppers”, desde 2018. Passei três meses na Coreia do Sul, convivendo diariamente com fãs de várias partes do mundo, o que me permitiu olhar para cidade pela visão do fã, e não apenas do turista. Espaço e tempo, em que se encontram as principais cenas etnográficas que analiso. Dando enfoque, em certos aspectos das emoções, que ultrapassam essas fronteiras e localidades, na construção de um fenômeno global.