Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 049: Ensino e aprendizagem da antropologia na educação básica
A temática indígena no ensino de sociologia: primeiros apontamentos
A ausência percebida de temas relacionados aos povos indígenas nas escolas públicas do Distrito Federal, onde lecionei, sempre me chamou atenção, especialmente no Ensino Médio. As Leis 10.639/03 e 11.645/08 emergiram das reivindicações históricas dos movimentos negros e indígenas por reconhecimento e valorização de sua existência, cultura e saberes, os quais foram marginalizados ao longo da história. Apesar da importância dessas legislações no contexto educacional, sua implementação nos currículos escolares ainda enfrenta diversos desafios, especialmente com a reforma curricular do Ensino Médio. Nesse trabalho, proponho refletir a partir de pesquisa de doutorado em andamento, os primeiros apontamentos sobre os principais obstáculos elencados pelos docentes na inclusão da temática indígena nos currículos de Sociologia no Ensino Médio nas escolas públicas do Distrito Federal. A partir das dificuldades reconhecidas, o que os docentes pensam da temática indígena e como a abordam em suas práticas docentes.
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