Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 048: Ensinar e aprender Antropologia
A Relevância da Compreensão das Ciências Sociais no Ensino Médio
A presente pesquisa tem como objetivo principal relacionar o oferta de disciplinas de ciências sociais no ensino médio com o desmonte da educação, em específico e de forma comparativa, no estado de Goiás e no Distrito Federal. Para tanto, serão discutidas as alterações propostas pela Lei nº 13.415 de 2017 que institui o Novo Ensino Médio (NEM) e como estas são percebidas e avaliadas por diferentes atores no campo de políticas públicas, terceiro setor, estudantes e profissionais da educação com a análise de dados e a partir de experiências vividas em sala de aula. Em seguida, será discutida a relevância das disciplinas de ciências sociais no ensino médio, tendo como base os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para a construção deste indivíduo para sociedade e para o mercado de trabalho. Por fim, será feita uma análise sobre a posição do/a/e professor/a/e nestas alterações legislativas, como está sendo a adaptação e discutiremos sobre a função social da educação, em especial para jovens de escolas públicas.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA