Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 049: Ensino e aprendizagem da antropologia na educação básica
Oficinas Antropológicas na Escola Estadual Winston Churchill: Diálogos interseccionais da universidade à escola pública
Este trabalho consiste numa discussão sobre as questões de gênero, sexualidade, raça e classe em contexto educativo. Desde 2023 integro, junto ao grupo de pesquisa Gênero, Corpo e Sexualidade vinculado ao Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o projeto de extensão chamado Semeando Gênero na Educação cujo objetivo é estabelecer diálogos com as escolas públicas promovendo o debate interseccional com toda a comunidade escolar, a partir de uma perspectiva antropológica. Para o debate, trago como recorte uma das práticas educativas em caráter extensionista que nosso grupo realizou na escola, as Oficinas, no espaço das chamadas disciplinas eletivas concedido pela Escola Estadual em Tempo Integral Winston Churchill. Antes de iniciar as oficinas com estudantes, promovemos na escola o Curso de Formação em Gênero e Sexualidade para o corpo docente. O saldo foi tão positivo que o diretor nos convidou para ocupar o espaço de disciplina com uma atividade pedagógica na qual fosse possível discutir as mesmas temáticas com discentes. O objetivo deste artigo é, pois, perfazer uma análise sobre as oficinas, as temáticas abordadas e debates suscitados, a recepção da comunidade escolar e a relação entre ensino e aprendizagem construído ao longo do semestre. Para tal, debruço-me sobre as oficinas que ministrei junto ao grupo de pesquisa, além de abordar a importância da antropologia para os currículos da educação básica.
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