ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 006: Antropologia audiovisual com fotografias e filmes: da película ao digital
Revisitando fotografias documentais a luz de Henri Cartier-Bresson e outros autores.
Desde minha entrada na graduação tive a oportunidade, em especial através da minha orientação junto do docente, etnólogo e fotografo Rogerio Duarte do Pateo, de aprender sobre fotografia. Inicialmente, mergulhei no âmbito técnico das câmeras e do tratamento das imagens, e posteriormente o lado teórico do fazer fotográfico através de uma disciplina sobre Narrativas Fotográficas na Antropologia, ministrada por Rogerio. Nesse cenário, o ano de 2023 foi muito produtivo pensando nas práticas visuais, uma vez que integrei uma série de trabalhos de campo, atividades extensionistas e eventos acadêmicos, contemplando as áreas da Antropologia e Arqueologia, como fotografo, direcionando meu trabalho sempre em um viés documental. Em especial, me aproximei das proposições de Henri Cartier-Bresson, renomado fotógrafo francês responsável por desenvolver a temática do instante decisivo, isto é, aquele momento onde a composição do que se tenta fotografar está em uma harmonia única, onde o fotógrafo vê e faz ver determinados acontecimentos através justamente destes instantes decisivos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é compartilhar uma serie de meus registros e refletir sobre estes por meio de Bresson, mas também acionando conceitos e bibliografias como serie e sequencia, abordado por Inês Bonduki em seu trabalho sobre Nathan Lyons, o Verdadeiro Fotográfico de Rouilllé e o Artista como Etnógrafo de Hal Foster; possibilitando assim uma ampla reflexão sobre o potencial das visualidades dentro da nossa área do conhecimento, pensando principalmente no aspecto interdisciplinar Antropologia/Arqueologia presente na UFMG.