Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 028: Antropologias e Deficiência: etnografias disruptivas e perspectivas analíticas contemporâneas
Cenários da deficiência como critério de eligibilidade para a reserva de vagas em universidades públicas no Brasil
Nos últimos 20 anos, o acesso ao Ensino Superior no Brasil passou por uma notável ampliação e diversificação. Particularmente importantes nesse processo são as ações afirmativas, originalmente desenhadas para a inclusão em termos raciais e sociais. Nesta apresentação, costuramos três cenários que explicitam dilemas e contribuem com uma aproximação da temática da deficiência ao debate sobre ações afirmativas no Brasil. Nosso objetivo principal é colaborar com a tradução entre categorias e experiências ocasionadas por uma mesma política de cotas em universidades que visa (e constrói) diferentes sujeitos, a partir da perspectiva dos marcadores sociais da diferença ou da antropologia da diferença. Para tanto, identificamos dilemas de tradução entre a política e o debate sobre a reserva de vagas por critério racial e por deficiência e, a partir desses dilemas, percorremos três cenários nos quais se insere a política para pessoas com deficiência em universidades públicas brasileiras: (1) as (in)definições do que seja a deficiência; (2) o perfil da população nacional com deficiência; e (3) questões sobre o (baixo) acesso de pessoas com deficiência no Ensino Superior.
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