Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 024: Antropologia e Turismo: transversalidades, conflitos e mudanças
O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NO CONTEXTO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL: um estudo de caso dos quilombos Vila Fé em Deus e Cariongo (Santa Rita/MA).
O Turismo de Base Comunitária (TBC) é uma abordagem que vem ganhando espaço em contextos culturais específicos, com uma variedade multifacetada de definições para o conceito e tipologias existentes (PAKMAN, 2014; SANCHO; MALTA, 2015). Trata-se de um modelo de gestão turística centrado na participação ativa de comunidades locais orientada para a conservação ambiental, criação de oportunidades econômicas sustentáveis e valorização da cultura e patrimônio local.
Nesse contexto se encontra as comunidades de Vila Fé em Deus, certificada em 2010 pela Fundação Cultural Palmares (FCP) e Cariongo, certificada em 2006. Estas comunidades, em parceria com o Instituto de Políticas Sustentáveis do Maranhão (INSPOSUMA), estão gestando uma Rota Turística Quilombola em atendimento às condicionantes de licenciamento ambiental por meio do Plano Básico Ambiental Quilombola (PBACQ/Vale); elaborado como parte do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). O Plano Básico Ambiental Quilombola é um documento pactuado entre diversas instituições (IBAMA, Fundação Cultural Palmares e Mineradora Vale) que contém ações voltadas a mitigar impactos ambientais por ocasião da implantação da Estrada de Ferro Carajás (EFC) em áreas quilombolas.
Esta proposta de artigo apresenta uma pesquisa em andamento que possui por objetivo a análise da implementação de dois projetos classificados de TBC em dois territórios quilombolas, entrecortados pela Estrada de Ferro Carajás e certificados pela Fundação Cultural Palmares. Estão situados no Município de Santa Rita, no estado do Maranhão, a saber: 1) quilombo Vila Fé em Deus onde vem sendo implementado um Café Quilombola, atualmente em fase de construção e discussão da forma de gestão do espaço; 2) quilombo Cariongo, com o Museu Quilombola, uma referência de memória para a comunidade, ao abrigar peças e artefatos que preservam a história local, em especial a do fundador do quilombo, Sr. Sebastião Cariongo.
A análise consiste na compreensão: a) da caracterização sociocultural turística das comunidades e identificação das atividades realizadas; b) da formatação dos produtos turísticos; c) dos atores e dilemas envolvidos. O percurso de pesquisa adotado é de caráter exploratório/descritivo, utilizando o método qualitativo.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA