Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 049: Ensino e aprendizagem da antropologia na educação básica
Ensinar brincando: jogos didáticos como ferramenta de formação docente
A existência de ações como a Olimpíada de Sociologia do Rio de Janeiro, Olimpíada Brasileira de Ciências Humanas - OBCH e a Olimpíada de Ciências Humanas do Ceará - IF/CE demonstra tanto o aumento do uso de jogos no ensino básico, quanto das reflexões e pesquisa acerca deste instrumento.
A partir da análise quantitativa e qualitativa das respostas dos participantes do Curso Jogos Pedagógicos para o ensino de Ciências Sociais, ação de extensão realizada pela Faculdade de Educação da UFRJ (FE/UFRJ), as quais construíram um banco de questões para o Antropolojogo, um jogo didático sobre a experiência antropológica em campo, criado por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRJ, o trabalho tem como objetivo apresentar de que forma o jogo enquanto ferramenta didática muda a percepção da importância do ensino da antropologia. Deseja-se, ainda, investigar como a presença de jogos no processo educacional tanto dos discentes do ensino superior quanto do ensino básico, afirma as potencialidades da recontextualização didática (Bernstein, 2003) para a disciplina, ao articular o tripé universitário - ensino, pesquisa e extensão.
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