ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 093: Ritmos negros e periféricos: Hip-hop, Música e Identidades
Reverberações Contemporâneas do Movimento de Negritude: A ação do rap na expressão de identidades negras
Neste trabalho, pretendo demonstrar como o rap nacional, por meio de seus/suas artistas contemporâneos/as, pode ser considerado um dos desdobramentos do Movimento de Negritude, enriquecendo as discussões sobre identidade e cultura negra de maneira intensa e radical. Em outras palavras, meu objetivo para esse GT é abordar a relação entre o Movimento de Negritude, que surgiu na década de 1930 entre estudantes africanos e afro-diaspóricos de língua francesa, e o rap nacional contemporâneo como uma de suas possíveis reverberações. Partirei dos dados produzidos em um dos capítulos de minha dissertação recentemente finalizada. Durante a pesquisa, conduzi dois experimentos por meio de dinâmicas de Grupos Focais e entrevistas individuais com os/as participantes, analisando suas percepções e experiências em relação à narrativa do rap. Ao examinar os depoimentos, identifiquei como as características presentes nas letras e ações dos/as rappers brasileiros guardam relação com as propostas do Movimento de Negritude. Essas manifestações artísticas se destacam por sua abordagem radical no enfrentamento ao racismo na contemporaneidade, promovendo a valorização e a afirmação da identidade negra. O retorno obtido dos/as participantes da pesquisa em relação à narrativa do rap desempenha um papel fundamental em suas vivências, identidades e subjetividades. Além disso, os dados produzidos sugerem que a identidade contemporânea é fluida, variando conforme o contexto e a perspectiva de cada indivíduo. A dinâmica de construção da identidade por meio do rap é um processo complexo, influenciado por fatores sociais, culturais e históricos. Sendo assim, busquei examinar como a noção de negritude se torna fundamental para as pessoas negras, possibilitando o desenvolvimento de novas estratégias no enfrentamento das posições subalternas historicamente atribuídas a elas. A análise das letras e dos discursos revelam o rap não apenas como uma forma de expressão artística, mas também como um instrumento de produção de conhecimento, intelectual, resistência e empoderamento para as comunidades negras. Portanto, este trabalho visa contribuir para uma compreensão das possíveis influências entre o Movimento de Negritude no rap nacional contemporâneo e suas narrativas, destacando a importância dessa expressão cultural na luta por identidade e justiça social. Ao examinar a conexão entre rap, produção de conhecimento, identidade negra e movimento de resistência, espero oferecer insights significativos para o debate acadêmico e contribuir para os hip-hop studies.