Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 075: Mundos em performance: interfaces entre antropologia e arte
A performance Intercultural, ritual e a japonicidade na obra Yurusanai
Este estudo pretende apresentar e desenvolver a relação entre as relações sociais nipo-brasileiras, o
conceito de performance intercultural e a japonicidade aplicada na produção da obra cênica Yurusanai, 2023.
Contextualiza-se que nesta investigação foi apresentada a trajetória de vida da performer com reflexões a
partir dos conceitos de: performance intercultural, ritual, japonicidades. Tal cruzamento, deu contorno a
uma história e ancestralidade enquanto mulher nikkei, que são os japoneses fora do Japão e os descendentes
japoneses. Para construir performaticamente a obra Yurusanai, a performer refletiu sobre aspectos das
práticas japonesas Kumiodori, Dança Butoh e Teatro Noh. Acerca dos conceitos acima apresentados, serão
abordados por meio do entendimento de Elisa Massae Sasaki, Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, que
pesquisou sobre a migração internacional contemporânea entre o Brasil e o Japão; Ismar Borges Lima (2012),
autor do artigo Reflexões sobre a Contemporaneidade Cultural do Japão e seu Legado Histórico: Clusters
Etnoculturais, Aculturação e Japonicidade, 2012.; Célia Sakurai (2007), Doutora em Ciências Sociais pela
Unicamp (2009), pesquisadora de história da imigração japonesa no Brasil e autora do livro Os Japoneses,
2007, e Richard Schechner (1990, 2013), pesquisador dos estudos da performance que discutiu amplamente este
conceito, seja no ponto de vista de vida cotidiana e ritual, seja do ponto de vista da performance art, em
seus livros: By means of performance: intercultural studies of theatre and ritual, 1990 e Performance
Studies: Introduction, 2013. Acerca da obra Yurusanai, serão apresentados os enlaces interculturais, através
do ponto de vista de uma nipo-brasileira, em que serão apresentadas as escolhas estéticas para concepção da
dramaturgia, cenografia e composição de movimento para a cena. Espera-se que este estudo possa contribuir
para os estudos da interface entre a performance e a antropologia sendo observados em práticas performáticas
nipo-brasileiras que buscam na ancestralidade inspiração para a composição de cena.