ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 075: Mundos em performance: interfaces entre antropologia e arte
A performance Intercultural, ritual e a japonicidade na obra Yurusanai
Este estudo pretende apresentar e desenvolver a relação entre as relações sociais nipo-brasileiras, o conceito de performance intercultural e a japonicidade aplicada na produção da obra cênica Yurusanai, 2023. Contextualiza-se que nesta investigação foi apresentada a trajetória de vida da performer com reflexões a partir dos conceitos de: performance intercultural, ritual, japonicidades. Tal cruzamento, deu contorno a uma história e ancestralidade enquanto mulher nikkei, que são os japoneses fora do Japão e os descendentes japoneses. Para construir performaticamente a obra Yurusanai, a performer refletiu sobre aspectos das práticas japonesas Kumiodori, Dança Butoh e Teatro Noh. Acerca dos conceitos acima apresentados, serão abordados por meio do entendimento de Elisa Massae Sasaki, Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, que pesquisou sobre a migração internacional contemporânea entre o Brasil e o Japão; Ismar Borges Lima (2012), autor do artigo Reflexões sobre a Contemporaneidade Cultural do Japão e seu Legado Histórico: Clusters Etnoculturais, Aculturação e Japonicidade, 2012.; Célia Sakurai (2007), Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp (2009), pesquisadora de história da imigração japonesa no Brasil e autora do livro Os Japoneses, 2007, e Richard Schechner (1990, 2013), pesquisador dos estudos da performance que discutiu amplamente este conceito, seja no ponto de vista de vida cotidiana e ritual, seja do ponto de vista da performance art, em seus livros: By means of performance: intercultural studies of theatre and ritual, 1990 e Performance Studies: Introduction, 2013. Acerca da obra Yurusanai, serão apresentados os enlaces interculturais, através do ponto de vista de uma nipo-brasileira, em que serão apresentadas as escolhas estéticas para concepção da dramaturgia, cenografia e composição de movimento para a cena. Espera-se que este estudo possa contribuir para os estudos da interface entre a performance e a antropologia sendo observados em práticas performáticas nipo-brasileiras que buscam na ancestralidade inspiração para a composição de cena.