Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 040: Culturas populares e os usos da tradição
Significados e instrumentalizações do termo tradição nos bois-bumbás do Amazonas
O meu bonito veste a luz da tradição (Chico da Silva, GARANTIDO 1991); É meu bonito, é de tradição, a morena dança quando eu canto meu baião (Mestre Zé Preto, CORRE CAMPO 1988). A recorrência do termo tradição nas toadas de Bois como o Corre Campo de Manaus (AM) e do Garantido de Parintins (AM) tem significados múltiplos, tanto para a reafirmação de memória dos grupos sociais que integram cada um desses bois, quanto sobre as discussões e legitimidade frente aos bois contrários de suas respectivas cidades, tendo em vista que, o Corre Campo e o Garantido não rivalizam entre si, pois não disputam festivais por serem de cidades distintas. Ambos acentuam significações de serem os mais antigos, o Garantido garante que nasceu primeiro que o contrário, o Boi Caprichoso. O Corre Campo em Manaus é o Boi mais antigo em atividade, os contrários que com ele disputam o festival Folclórico de Manaus todos tem menos da metade da idade dele, são Bois com menos de 50 anos. Portanto, tradição, nesse sentido tem um significado de legitimidade por antiguidade, está designando o tempo de existência como de valor. Há uma fala recorrente quando ambos são apresentados em palcos e festivais: está aqui o legitimo representante da tradição da brincadeira de boi-bumbá. Por outro aspecto, o termo tradição é instrumentalizado em documentos oficiais quando essas organizações sociais (os Bois são organizações sociais com diretoria, estatutos, quadro de sócios, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) dialogam formalmente com órgão públicos e empresas privadas situam em seus ofícios, convites, notas oficiais, o termo tradição que soa como uma espécie de selo certificador de garantia daquela ação pretendida com entes públicos ou privados, como exemplo: O Boi-Bumbá Corre Campo, o mais antigo e tradicional Boi-Bumbá de Manaus tem a honra de... ou A Associação Folclórica e Cultural Boi-Bumbá Corre Campo, legitima representante da tradição de Boi-Bumbá, vem por meio deste.... Percebe-se, também, que o termo tradição não designa somente coisa remota ou continuidade do passado, ao contrário, situam tradição com efeito de autodefinição e pertencimento, legitimidade de luta social na consolidação e efetivação dos chamados direitos culturais, coletivos e difusos presentes nos ordenamentos jurídicos nacionais e internacionais, que dialogam com políticas de patrimônio cultural. Portanto, tradição da forma como aparece inscrita nos textos poéticos e oficiais dos bois não se trata da oposição à modernidade, pelo contrário, é interconexão constante com contemporâneo, com as instituições, com os contextos sociais e, também, com as artes. Brinca Garantido folguedo de São João/Em defesa da Amazônia, da cultura e da tradição (Brandão e Carneiro, GARANTIDO 2006)