Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 049: Ensino e aprendizagem da antropologia na educação básica
Juventude & Escola: Percepções dos Estudantes sobre a Educação Profissional e Tecnológica em Belém/PA
O que os alunos pensam sobre o cotidiano do espaço escolar? Quais significados sociais a instituição escolar representa na socialização de jovens estudantes da rede federal? Essas são as principais questões que orientam as reflexões deste trabalho, que tem como objetivo principal identificar e compreender antropologicamente as percepções de jovens estudantes sobre o cotidiano escolar, no contexto da educação profissional e tecnológica, na cidade de Belém/PA. A discussão desse conteúdo se deu no segundo semestre de 2022, ainda no contexto de retorno ao ensino presencial, após a interrupção das aulas presenciais por conta da pandemia de COVID 19. Utilizei de metodologias ativas, para trabalhar o conteúdo de socialização, sob enfoque da antropologia, ao considerá-la como um processo de aprendizado dos valores, significados sociais e instituições acerca do mundo em que vivemos, processo este que se aprende e se ensina mutuamente, que dura toda a vida do indivíduo. Os resultados alcançados derivam de duas atividades realizadas em duas turmas do primeiro ano, contando com a participação de 37 alunos, a saber: 1) produção de desenhos, divididos em grupos de 04 a 05 pessoas, sobre as áreas de convivência que têm acesso no campus e que gostam de ficar quando não estão em horário de aula; 2) elaboração de linhas do tempo, em que, de forma individual, eles pontuaram os acontecimentos considerados mais significativos em suas vidas. Quanto aos lugares de convivência, os alunos destacaram a biblioteca, a área verde próxima aos blocos de salas de aula, o refeitório e as escadas dos blocos E e M (que são os blocos das coordenações de curso e laboratórios), sem ter um espaço de convivência próprio em que possam conversar e descansar. No que se refere às linhas do tempo, os discentes destacaram estudos, relacionamento interpessoal, família, religião e saúde, mais especificamente o ingresso no IFPA (citado por 24 deles), a pandemia de COVID 19 (citado por 15), fazer amizades (citado por 16) e viver a primeira paixão (citado por 04) e diagnósticos de ansiedade e/ou depressão (citado por 06). Posso dizer que ser aluno do instituto federal representa a realização de um projeto para os estudantes ouvidos, assim como para suas famílias, pois significa o acesso a um ensino médio de qualidade, como falaram, a possibilidade de ingresso ao mercado de trabalho e no ensino superior, mas que é vivenciado com muitas cobranças e sobrecargas, o que compromete a saúde metal. A utilização das metodologias ativas no ensino de sociologia proporciona o estreitamento de vínculos e a aprendizagem significativa no contexto escolar, assim como suscita a necessidade de reflexão da prática docente do antropólogo e da relação entre os jovens e a instituição escolar na sociedade contemporânea.