ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 099: Técnica, Território e Práticas de Conhecimento
Notas sobre a relação entre técnica e território na FLONA-Tapajós (PA)
A presente proposta resulta de uma pesquisa que ainda está em andamento e que se volta a compreender determinadas comunidades dos Estados do Pará e do Maranhão enquanto territórios sociobiodiversos, a partir, principalmente, da perspectiva do ambiente, do conhecimento e da sustentabilidade. Três dessas comunidades localizam-se na Floresta Nacional do Tapajós (Flona-Tapajós), localizada a cerca de 40 quilômetros da cidade de Santarém, e constituem o foco de nossa atenção aqui, sendo elas: São Domingos, Maguari e Jamaraquá. Tais comunidades compartilham não só de um mesmo ambiente, de floresta às margens do Rio Tapajós, mas também desempenham uma série de atividades produtivas em comum, entre as quais o artesanato com sementes e com o látex extraído das seringueiras locais. Apesar da semelhança da paisagem, dos recursos disponíveis e das atividades desenvolvidas nas três comunidades, é possível verificar que cada comunidade tem suas especificidades quanto à produção das denominadas biojóias feitas com as sementes (coletadas e compradas), mas principalmente, quanto ao uso e processamento do látex. Em cada uma dessas localidades a borracha passa por cadeias operatórias distintas que, por sua vez, resultam em produtos distintos. Destaca-se que, as diferenças e as especificidades de cada comunidade também são ressaltadas nas falas de seus moradores, que em suas narrativas tendem a reforçar certa separação e isolamento das suas comunidades em relação às demais. No entanto, quando nos atentamos às etapas anteriores à produção propriamente dita, como o momento de obtenção dos recursos necessários, ou até as suas etapas posteriores, como o destino dos produtos, é possível perceber a atuação de uma rede de parentesco, de circulação e de trocas que ultrapassam as fronteiras da comunidade. Busca-se a refletir, portanto, sobre a forma como tais práticas de conhecimento se apresentam e se distribuem por essas comunidades, a partir da perspectiva da técnica e do território.