ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 012: Antropologia das Emoções
"A maioria dos negros não beija no ensino médio": Uma análise antropológica feminista da produção de preferências e escolhas afetivas e de sentidos socioemocionais entre jovens estudantes negras
Ao longo da minha experiência de trabalho como professora de sociologia do ensino médio em escolas públicas de Campo Grande - MS desde 2021, e sendo uma mulher negra, recebo demandas de estudantes por atividades que envolvam letramento racial, de gênero e sexualidade voltado, em especial, a questões afetivo-conjugais. Oficinas, clubes de leitura, palestras bem como conversas informais em busca de escuta acolhedora foram-me requisitadas por minhas estudantes de modo a possibilitar processos de reflexão e compreensão da complexidade envolvida nas relações afetivo-sexuais envolvendo convenções de gênero, de sexualidade, processos de racialização e de produção de posições de sujeito. Em um trabalho de campo exploratório em sala de aula, atuando como professora de sociologia do ensino médio das escolas públicas de Campo Grande- MS, identifiquei posicionamentos que evidenciam muitas vezes um preterimento de estudantes negras na escola, como também elas sendo alvo de chacota quando abordaram entre eles o assunto das afetividades. Assim, a partir da pesquisa etnográfica em andamento sobre o lugar ocupado pelas emoções na construção da identidade e na expressão das afetividades e conjugalidade nas experiências afetivas, sexuais e conjugais e dos processos de racialização entre jovens jovens estudantes negras do Ensino Médio das escolas estaduais de Campo Grande- MS, neste trabalho analisarei como as emoções não apenas refletem, mas também contribuem ativamente para a formação dessas identidades. As vivências de discriminação, hiperssexualização e estigmatização racial apontam para a produção de um um sentido emocional significativo, influenciando a autoestima, a percepção do próprio corpo e a maneira como essas jovens se relacionam consigo mesmas e com os seus outros significativos. Palavras- chaves: afetividades; racismo; contexto escolar.