ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 012: Antropologia das Emoções
"A maioria dos negros não beija no ensino médio": Uma análise antropológica feminista da produção de preferências e escolhas afetivas e de sentidos socioemocionais entre jovens estudantes negras
Winny Gabriela Pereira de Santana (UFSC)
Ao longo da minha experiência de trabalho como professora de sociologia do ensino médio em escolas públicas de Campo Grande - MS desde 2021, e sendo uma mulher negra, recebo demandas de estudantes por atividades que envolvam letramento racial, de gênero e sexualidade voltado, em especial, a questões afetivo-conjugais. Oficinas, clubes de leitura, palestras bem como conversas informais em busca de escuta acolhedora foram-me requisitadas por minhas estudantes de modo a possibilitar processos de reflexão e compreensão da complexidade envolvida nas relações afetivo-sexuais envolvendo convenções de gênero, de sexualidade, processos de racialização e de produção de posições de sujeito. Em um trabalho de campo exploratório em sala de aula, atuando como professora de sociologia do ensino médio das escolas públicas de Campo Grande- MS, identifiquei posicionamentos que evidenciam muitas vezes um preterimento de estudantes negras na escola, como também elas sendo alvo de chacota quando abordaram entre eles o assunto das afetividades. Assim, a partir da pesquisa etnográfica em andamento sobre o lugar ocupado pelas emoções na construção da identidade e na expressão das afetividades e conjugalidade nas experiências afetivas, sexuais e conjugais e dos processos de racialização entre jovens jovens estudantes negras do Ensino Médio das escolas estaduais de Campo Grande- MS, neste trabalho analisarei como as emoções não apenas refletem, mas também contribuem ativamente para a formação dessas identidades. As vivências de discriminação, hiperssexualização e estigmatização racial apontam para a produção de um um sentido emocional significativo, influenciando a autoestima, a percepção do próprio corpo e a maneira como essas jovens se relacionam consigo mesmas e com os seus outros significativos. Palavras- chaves: afetividades; racismo; contexto escolar.