ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 078: O campo biográfico-narrativo e a prática etnográfica: diálogos possíveis
Uma, nenhuma, cem mil Neusas
Este trabalho parte da pesquisa de doutorado "Tornar-se Neusa: raça, subjetividade e memória a partir da trajetória e obra da intelectual, psiquiatra e psicanalista Neusa Santos Souza", que versa sobre os atuais acionamentos e discussões que partem da obra "Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social" e sobre as interpretações diversas que emergem no presente sobre a história de vida desta intelectual negra brasileira. Neste recorte, apresento uma alusão ao romance de Luigi Pirandello, Um, nenhum, cem mil, para pensar sobre uma dimensão recorrentemente presente nas narrativas de meus entrevistados sobre Neusa Santos Souza: a ideia de que não há uma única Neusa, mas várias Neusas, já que ela se apresenta de múltiplas formas a depender dos variados olhares e escutas que se predispõem diante dela ao longo de tempos e contextos. A partir desta ideia, me abro para às plurais narrativas de seus conhecidos, colegas e amigos, de momentos distintos de sua trajetória de vida, a fim de perceber quais camadas, fragmentos e facetas de Neusa foram mobilizados para descrevê-la e para transmitir sua história. Assim, aparecem os retratos de Zu, Neusa 70, Dra Neusa e Neusinha, como diferentes recortes e molduras construídas sobre uma pessoa e sua história de vida, assumindo que em qualquer trajetória individual há descontinuidades, contradições e incoerências constitutivas de todo sujeito (SCHWARCZ, 2013; SANTOS SOUZA,1998). Valorizando os relatos orais como fontes que não traduzem o verossímil ou o verídico de uma biografia, mas comunicam muito mais sobre os sentidos que ficam marcados nas pessoas que a rememoram enquanto impressões de uma presença e de uma vida, percebo como diferentes Neusas serão constituídas nas próprias narrativas de entrevista, e evidencio os pontos comuns delineados entre essas múltiplas falas, sem apagar suas ambivalências.