ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 032: As Ações Afirmativas no Brasil atual: análises antropológicas sobre a eficácia, eficiência e efetividade das reservas de vagas no ensino superior
“Nós por nós”: Alguns apontamentos sobre ações afirmativas, de iniciativa empreendedora negra, promovidas em quatro Bairros Suburbanos do Rio de Janeiro
Este trabalho é parte de uma pesquisa, em andamento, que tem como objetivo analisar o perfil social de 4 bairros do subúrbio da região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro - Anchieta, Parque Anchieta, Ricardo de Albuquerque e Guadalupe -, de forma a perceber suas necessidades e orientar as atividades do Luminus, um projeto social localizado no bairro de Ricardo de Albuquerque. A metodologia deste trabalho consiste em pesquisa documental e bibliográfica, observação participante, entrevistas e aplicação de questionários. O projeto Luminus, criado em 2023 por jovens negros e universitários - como uma iniciativa empreeendedora social sob orientação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, especificamente os objetivos: 4 - "Educação de Qualidade", 5 - "Igualdade de Gênero" e 10 - "Redução das Desigualdades" -, visa promover a oportunidade de acesso às universidades e instituições de ensino público aos jovens de bairros periféricos, por meio de orientação pedagógica, preparatório educativo nas disciplinas exigidas, assistência social, acompanhamento nutricional e psicológico, fazendo a interseção entre essas instituições e os alunos. O Luminus tem o papel social de orientar sobre as diversas ações afirmativas que essas instituições oferecem aos jovens e crianças, a fim de melhorar o acesso à informação e de que gozem do direito a uma educação pública de qualidade. Percebendo um desinteresse gradual e crescente no ingresso à universidade, pelos jovens residentes nestes bairros, o Luminus iniciou em 2024 uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com o intuito de perceber as necessidades das famílias destes 4 bairros e os motivos que fazem com que os jovens não queiram ingressar na universidade, ainda que hajam ações afirmativas para facilitar o seu acesso, como por exemplo, o sistema de cotas. Em síntese, o projeto acredita que através do acesso a uma educação de qualidade é possível diminuir desigualdades sociais existentes na região. Este trabalho se justifica, então, pela necessidade de um olhar mais cuidadoso para o subúrbio carioca, de forma a entender suas necessidades e cooperar para a atuação dos projetos sociais, localizados nesta região, através de ações afirmativas eficazes.