Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 079: O visível e o in(di)visível: ciências, conhecimentos e produções de mundos.
Sobre a (não-)equivalência das diferentes multinaturezas indígenas ao conceito de Gaia latouriano e
stengeriano
Se Geertz afirmou famosamente que somos todos nativos, sintetizando o espirito subversivo da noção
fundacional da antropologia a de cultura (no plural), que conjurou a ideia de uma única e maiúscula cultura,
coube a Wagner afirmar além dessa equidade de fato (grande contribuição do conceito clássico de cultura) a
equivalência de direito entre os discursos do antropólogo e do nativo, bem como a situação de pressuposição
recíproca desses discursos, permanecendo ao mesmo tempo fiel a letra mas transformando o espírito (ou
agência) da noção de cultura.
Salmon, Skafish e Charbonnier, p. ex, associam o deslocamento pretendido pelo giro ontológico, estimulado
pelas antropologias pós-wagnerianas, tentativa contemporânea de reativar a potência outrora
desestabilizadora da cultura. Trata-se, para eles, de reativá-la, já que o multiculturalismo liberal
trivializou a ideia de pluralidade cultural: it is precisely [the] confinement of difference that recourse
to the term ontology was aimed at thwarting.
Assim, se a potência da noção de cultura (no plural) desafiou outrora a Civilização, agora seria a hora e a
vez de outro pluralismo, dessa vez ontológico, desequilibrar a moderna Natureza, não sem a ajuda de Gaia
(mais que uma reativação, uma irrupção; uma alien-acão) e das multinaturezas indígenas. Outros mundos,
conceitos alterados, alien-noções.
Mas se agora se trata de transformar o espírito do conceito de natureza, é preciso avaliar simetricamente as
contribuições vindas tanto de antropologias dos modernas quanto dos extramodernos. Daí a proposta de pensar
o conceito de Gaia ao lado de teorias e conceitos extramodernos bem à primeira vista equivalentes a esta
noção proposta por antropólogos e filósofos diversamente associados ao giro ontológico, bem como por
cientistas relacionados ao que se poderia chamar talvez de virada antropocênica nas ciências da natureza.
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