ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 079: O visível e o in(di)visível: ciências, conhecimentos e produções de mundos.
Sobre a (não-)equivalência das diferentes multinaturezas indígenas ao conceito de Gaia latouriano e stengeriano
Se Geertz afirmou famosamente que somos todos nativos, sintetizando o espirito subversivo da noção fundacional da antropologia a de cultura (no plural), que conjurou a ideia de uma única e maiúscula cultura, coube a Wagner afirmar além dessa equidade de fato (grande contribuição do conceito clássico de cultura) a equivalência de direito entre os discursos do antropólogo e do nativo, bem como a situação de pressuposição recíproca desses discursos, permanecendo ao mesmo tempo fiel a letra mas transformando o espírito (ou agência) da noção de cultura. Salmon, Skafish e Charbonnier, p. ex, associam o deslocamento pretendido pelo giro ontológico, estimulado pelas antropologias pós-wagnerianas, tentativa contemporânea de reativar a potência outrora desestabilizadora da cultura. Trata-se, para eles, de reativá-la, já que o multiculturalismo liberal trivializou a ideia de pluralidade cultural: it is precisely [the] confinement of difference that recourse to the term ontology was aimed at thwarting. Assim, se a potência da noção de cultura (no plural) desafiou outrora a Civilização, agora seria a hora e a vez de outro pluralismo, dessa vez ontológico, desequilibrar a moderna Natureza, não sem a ajuda de Gaia (mais que uma reativação, uma irrupção; uma alien-acão) e das multinaturezas indígenas. Outros mundos, conceitos alterados, alien-noções. Mas se agora se trata de transformar o espírito do conceito de natureza, é preciso avaliar simetricamente as contribuições vindas tanto de antropologias dos modernas quanto dos extramodernos. Daí a proposta de pensar o conceito de Gaia ao lado de teorias e conceitos extramodernos bem à primeira vista equivalentes a esta noção proposta por antropólogos e filósofos diversamente associados ao giro ontológico, bem como por cientistas relacionados ao que se poderia chamar talvez de virada antropocênica nas ciências da natureza.