Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 095: Saberes plurais em torno do uso de drogas
(Re)produção de gênero e sexualidade entre pessoas LGBTQIAPN+ na doutrina do Daime em Santa Izabel-PA
Esta comunicação objetiva discutir a relação do consumo da ayahuasca com a construção do gênero e da
sexualidade de pessoas LGBTQIAPN+ praticantes dos rituais da doutrina do Daime no espaço do Centro de
Iluminação Cristã Luz Universal de Juramidã - Pará CICLUJUR-PA, um espaço de consumo da ayahuasca marcado
pela moral cristã, localizado na região metropolitana de Belém-PA. É um desdobramento de etnografia
anteriormente realizada no mesmo lugar a respeito da (re)produção da diferenciação de gênero dentro e fora
dos rituais da doutrina no referido centro. Toma como ponto de partida a disciplina¸ categoria que organiza
e ordena os espaços ritualísticos e a performance dos participantes nas cerimônias de consumo da
ayahuasca/Daime a partir dos elementos materiais e dos discursos que regulam a experiência psicoativa com a
bebida (ROCHA, 2023).
Considero que a disciplina materializa uma matriz heteronormativa que atua sobre os participantes em uma
dimensão interrelacional, que tem influência sobre as subjetividades dos participantes em, ao menos duas
camadas: a relação engendrada pelo consumo do psicoativo (pessoa-Daime) e a relação do praticante com os
elementos materiais e tabus e interdições necessários à participação no rito (pessoa-doutrina). Esta
inter-relação entre psicoativo-pessoa-doutrina revela um campo onde atuam a agência do próprio psicoativo
sobre a pessoa e da doutrina enquanto instituição sobre os sujeitos.
A partir dos discursos de pessoas LGBTQIAPN+ associados ao CICLUJUR-PA, fica evidente que estes sujeitos se
mobilizam a partir dos afetos provenientes da experiência individual do consumo do psicoativo para
desestabilizar a matriz ritual heteronormativa da doutrina. As percepções sobre identidade sexual e a
vivência da sexualidade influenciadas pelo uso do Daime podem se definir em facilitação, enquadramento e
aceitação à disciplina, mas também revelam contradições e apagamentos.
As interlocuções com estas pessoas viabilizam uma problematização da agência da bebida enquanto um ente que
opera sobre a subjetividade e influencia a construção da sexualidade de quem a bebe, produzindo efeitos e
resultados que podem se apresentar diversos do (hetero)normatividade do contexto ritual da doutrina do
Daime.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA