Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 028: Antropologias e Deficiência: etnografias disruptivas e perspectivas analíticas contemporâneas
IDENTIDADES: Relações cotidianas em escolas e no mercado de trabalho entre pessoas com e sem deficiência
Neste artigo, são discutidas as identidades e as relações entre as pessoas com e sem deficiências, principalmente na escola e no trabalho, no Brasil. A justificativa é a importância de pensar as relações sociais e a inclusão das pessoas com deficiência na educação e no mercado de trabalho de forma que elas acessem os mesmos espaços que as pessoas sem deficiência. Ao longo da história do Brasil, sobre as pessoas com deficiência foram elaboradas diferentes legislações e/ou foram realizadas diferentes práticas culturais: por um lado, algumas criminalizavam, ou abominavam e escondiam a sua existência; e por outro lado, há políticas públicas e práticas culturais que asseguram a sua humanidade. Atualmente, o acesso às escolas e ao mercado de trabalho prevê a inclusão das pessoas com deficiência nos mesmos espaços ocupados por pessoas sem deficiência. Neste contexto, pensar as identidades possibilita compreender como se dão as relações de sociabilidade nesses ambientes. O conceito chave é o de identidade, pensado a partir dos postulados da Antropologia. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica e a análise de Leis, tais como: a Lei Nº 4.169/1962, a Lei nº 10.436/2002 e a Lei Nº 13.146/2015. Como resultados, é possível evidenciar uma inserção cada vez maior das pessoas com deficiência nos diversos espaços de sociabilidade, no entanto, ainda há práticas de discriminação, realizadas majoritariamente por pessoas sem deficiência.
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