Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 046: Educação diferenciada e territorialidades: fazeres, conflitos e resistências
A implementação das diretrizes da educação escolar quilombola e a Escola Família Agrícola Quilombola Renato Giunípero
Este trabalho visa discutir as políticas educacionais e a implementação das diretrizes da educação escolar quilombola no Maranhão, especificamente na Escola Família Agrícola Quilombola Renato Giunípero localizada na comunidade São Pedro no município de Anajatuba.
Segundo dados da Secretaria de Educação do estado Maranhão, com base no Censo Escolar (2016), no estado do Maranhão, existem 56.603 estudantes quilombolas matriculados, com 3.910 docentes em 716 escolas de educação básica em território quilombola.
A educação escolar quilombola tem sido pauta do movimento quilombola. Tendo como objetivo a aplicação da Lei n°10.639/2003, o movimento tem pressionado os poderes públicos a fim de garantir uma educação de qualidade, que respeite a diversidade social, cultural e religiosa. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola foram formuladas de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
A metodologia utilizada para a realizar este trabalho, foi o levantamento bibliográfico de fontes documentais e arquivísticas e de referências bibliográficas relacionadas ao tema, a pesquisa etnográfica, a realização de oficinas e mesas de conversas. As discussões alcançadas ao longo desta pesquisa se deu em torno do diálogo entre o levantamento bibliográfico, as reuniões semanais junto ao grupo de estudo.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA