Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 052: Estudos de Cultura Material: contribuições da Antropologia e da Arqueologia em um mundo mais-que-humano
O patrimônio mundial e as peças de cerâmica Serra da Capivara: um estudo sobre o simbolismo e a agência
das peças.
As peças de cerâmica Serra da Capivara são resultado de um projeto social que buscou a integração da
comunidade e a preservação do Parque Nacional Serra da Capivara, também patrimônio cultural. Dado às suas
condições de criação, elas podem ser entendidas por seus simbolismos bem como agentes de relações sociais
entre o Parque e os ceramistas, também moradores locais. A partir da visualidade da peça e da gestação dela,
ou seja, do momento em que o barro é preparado em um processo em que as peças ganham marcas e sentidos, é
possível entender as determinações culturais e outros saberes que sugerem um valor simbólico do patrimônio
cultural sobre as peças. Mas para além dos simbolismos, as peças também adquirem um lugar nas relações
sociais: elas são igualmente agentes e mediadoras de relações sociais que se mantêm na região da Serra da
Capivara. Em busca de compreender o que as peças de cerâmica nos dizem sobre as relações na região da Serra
da Capivara, esta pesquisa partiu de duas perspectivas teóricas distintas sobre o lugar e a agência dos
objetos: o simbolismo inerentes às peças de cerâmica e da capacidade de mediação da realidade social e
cultural que envolve o Parque Nacional. O desfecho da pesquisa permitiu entender que a identidade das peças
é dada pelo Parque Nacional Serra da Capivara através das pinturas rupestres, elemento visual que as fazem
ter uma relação de incentivo mútuo na promoção da cerâmica e do patrimônio cultural. Foi possível assim
flexionar o conceito de patrimônio a partir da produção de cerâmica e da relação com o Parque e o papel do
consumo e do turismo na perspectiva daqueles que criam as peças e se envolvem, de diversas maneiras
distintas, com o símbolo e a agência do Parque Nacional: os ceramistas.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA