Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 035: Cidades e citadinidades: questões de Antropologia Urbana
Problemas e possibilidades nos diálogos entre antropologia urbana e educação: refletindo a partir das relações entre jovens feministas e educadoras
A relação entre antropologia e educação, sobretudo envolvendo contextos de ensino formais como a escola e a universidade, ainda encontra-se em consolidação. Pesquisadores que buscam traçar esse diálogo destacam como possibilidades dessa interdisciplinaridade compreender como instituições de ensino podem marcar os sujeitos a partir de projetos de Estado e sociedade, além de serem espaços para a análise de uma relação de alteridade central: a de diferentes idades e ciclos de vida (Pereira, 2017). Compreendendo isso, a partir de um levantamento bibliográfico, objetiva-se discutir a relação entre as áreas, apontando problemas em relação a esse diálogo, mas também potencialidades. Além disso, busca-se dar enfoque às relações entre gerações que se dão nos espaços educativos, partindo de considerações de uma pesquisa etnográfica em curso, desenvolvida com coletivos feministas de jovens que estão articulados em uma escola pública da zona leste paulistana e em uma universidade particular do centro da cidade. Nesse sentido, apontando aspectos das relações entre feministas, professoras e alunas de diferentes gerações nos grupos, apresenta-se uma reflexão teórico-metodológica sobre a análise das relações entre idades para além de um estabelecido atrito, considerando a questão etária como parte dos marcadores sociais da diferença. Por fim, destaca-se que as relações que se desdobram na escola e universidade extrapolam essas localidades, refletindo em outras dimensões, como a forma como ativistas experienciam o espaço urbano. Considera-se, então, como esses espaços educativos podem interessar a antropologia urbana, além de propiciar análises sobre as relações entre gerações.
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