Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 080: Ontologia e Linguagem: línguas indígenas, artes verbais e retomadas linguísticas
Os sons e os outros : reflexões sobre a cosmo-ecologia nadëb no Noroeste Amazônico
Proponho neste trabalho uma discussão sobre os cantos e benzimentos do povo Nadëb e analiso a maneira
pela qual o regime sonoro e a arte verbal indígena compõem (e estruturam) um sistema de relações
interespecíficas que chamo de cosmo-ecologia na região do alto Uneiuxi, na Bacia do Rio Negro (AM). Para
isso, apresento algumas transcrições e traduções do repertório de cantores-xamãs que pude registrar durante
pesquisa de campo (2016-2019), bem como suas reflexões sobre o tema.
Os Nadëb são um dos quatro povos falantes de línguas da família Naduhupy, ao lado dos Hupdäh, Yuhupdeh e
Dâw. Atualmente, todos eles habitam o Noroeste Amazônico, majoritariamente em território brasileiro. Na
literatura especializada da região, estes povos são geralmente caracterizados pela alta mobilidade espacial
e por terem vivido, até um passado recente, principalmente em regiões de cabeceiras de igarapés no interior
da mata.
Nesta apresentação, começo por destacar a importância do regime sonoro para a cosmologia nadëb e discuto de
que modo ele está ligado à gênese e à (re)produção da vida, humana e não humana. Na sequência, apresento e
analiso os cantos tradicionais nadëb (nadëb jäm) e as fórmulas verbais xamânicas (mehëm) regionalmente
referidas como benzimentos. Discuto, então, de que maneira o repertório indígena se encaixa neste universo.
Há um conjunto de termos presentes na arte verbal nadëb que é particularmente relevante para a discussão:
häd had'yyt, os nomes legítimos de cada ente. Tais componentes, quando manipulados adequadamente por
especialistas (cantores- xamãs), podem agir sobre os diferentes planos cósmicos.
Um segundo movimento que proponho neste trabalho é o de esboçar aproximações e contrastes entre elementos
presentes no repertório nadëb em comparação a um certo padrão da arte verbal xamânica rionegrina. Ao propor
tais discussões, almejo chegar a uma caracterização do repertório sonoro tradicional nadëb ao mesmo tempo em
que procuro analisar sua relação com o problema fundamental da reprodução humana, da produção do parentesco
e de corpos.
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