Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 098: Som, música e eventos: experimentações etnográficas
K-Pop vs. Funk: estilos musicais e feminilidades em jogo em um bairro popular na cidade de Campinas
Os estilos musicais e as diferentes noções de feminilidade se encontram em circulação nos espaços
urbanos especialmente através das dinâmicas de relações entre os jovens. Dentre esses espaços, a escola
aparece como uma das principais instituições onde os jovens experimentam a socialização entre pares e
estabelecem afinidades e desafinidades de acordo com suas características e visão de mundo.
A pesquisa de mestrado que sustenta este trabalho vem sendo desenvolvida desde 2021 e, através da abordagem
qualitativa e etnográfica, tem como objetivo analisar os diferentes estilos de feminilidade entre garotas
adolescentes em um bairro de classe popular da cidade de Campinas, São Paulo, e a relação que elas
estabelecem com a escola. Partindo das reflexões de Pierre Bourdieu (2003, 2007), busquei apreender o
sistema de valorização de diferentes práticas e estilos dentre as meninas adolescentes, identificando
aqueles mais aceitos socialmente e buscando compreender o entrelaçamento desses aspectos na formação de
grupos de amizade, na relação com os estudos e com o cotidiano escolar. Nesse sentido, o objetivo da
pesquisa é identificar as características tidas como mais marcantes e a moralidade vigente no território,
que orienta tanto a relação das meninas entre si quanto a relação que as mesmas estabelecem com a escola e
os estudos.
A preferência por certos estilos musicais em detrimento de outros apareceu como um tópico de destaque na
construção da identidade das meninas e também na formação de grupos de amizade distintos, com destaque para
a diferenciação entre o Pop Internacional (especialmente o K-Pop) e o Funk. Nesse contexto, a preferência
por um desses estilos mostrou se relacionar intrinsecamente a outras características marcantes na distinção
de diferentes grupos de amizade e estilos de feminilidade, como por exemplo os modos de viver a sexualidade,
de se portar na escola e de se vestir.
Nesta comunicação irei descrever a relação entre os estilos de feminilidade identificados e a preferência
por certos estilos musicais, apresentando também as principais características e as diferenças mais
marcantes na distinção entre os grupos, articulando a discussão com outras categorias que se mostraram
pertinentes para análise, especialmente raça, classe e religião.
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