Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 049: Ensino e aprendizagem da antropologia na educação básica
Abordagens antropológicas no currículo do ensino Médio: um caso sobre o Instituto Educacional de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, de Santa Luzia do Paruá MA.
O referido trabalho traz como proposta uma descrição e análise sobre o aprendizado dos estudantes acerca de conteúdos abordados na disciplina de Sociologia, que faz parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Instituto Educacional de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), localizado na cidade de Santa Luzia do Paruá, no estado do Maranhão. No caso em questão, foram analisados os temas trabalhados em sala de aula, tais como: Preconceito, Raça e Etnia, Cultura Afro em suas diversas formas como a Capoeira, a Culinária e tipos de Religião. Após esses conteúdos terem sido discutidos, os estudantes das três séries do Ensino Médio apresentaram seus conhecimentos em um evento intitulado II Mostra Cultural de Ciências Humanas, na praça principal da cidade, em dezembro de 2023. Assim, esse trabalho tem o objetivo de identificar os fundamentos e significações sociais da educação. Para isso, pretende-se refletir o ensino da Antropologia no ensino básico, explorando a importância desses estudos para a formação dos indivíduos para o meio social de convívio e de noções de entendimento de mundo. Destacando a concepção de ser humano como indivíduo, de sociedade e educação em sala de aula. Os objetivos específicos estão centrados em refletir por meio da metodologia de ensino um modo eficaz de aprendizagem no ensino secundário. Analisar o processo de ensino e aprendizagem: continuidades e rupturas nos alunos. Como recortes metodológicos, incentivar a educação e ensino como pesquisa explorando por meio de recursos didáticos o uso da literatura, teatro, cinema e iconografia nos estudos antropológicos, além da importância de uso do livro didático. Desse modo, pretende-se analisar a importância do ensino da Antropologia nas escolas de nível médio e a atuação dessa formação curricular na vida desses estudantes. Seguindo a defesa de Fernandes (1954) sobre as particularidades que o ensino das ciências sociais no curso secundário causaria na vida futura dos indivíduos. Para Fernandes (1954) seria uma condição para a formação de atitudes que são capazes de orientar o comportamento humano no sentido de aumentar a eficiência de atividades baseadas em uma compreensão racional das relações sociais julgando os meios e os fins, em qualquer setor da vida social, seja no trabalho, família ou social. (FERNANDES, 1954). Desse modo, refletimos o ensino nas escolas secundárias, em particular, no Instituto Educacional de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, da cidade de Santa Luzia do Paruá, como o uso do aprendizado antropológico provoca fatores positivos no processo de inserção desses indivíduos na vida social.