Trabalho para RC - Roda de Conversa
SE 15 - Laicidade e Democracia em Perspectiva
"Ideologia de Gênero": o legislativo atacando a escola laica?
Nos últimos anos assistimos a ascensão de uma agenda conservadora no Brasil e no mundo, com fortes implicações na vida cotidiana da sociedade, especialmente no campo da política. Nesta análise que proponho, o conservadorismo é uma categoria histórica, ou seja, deriva de processos sociais através do tempo. Conhecemos o conservadorismo porque frequentemente as pessoas se comportam de forma conservadora. Este processo histórico gera certa regularidade de argumentos para situações análogas, o que nos permite observar o desenvolvimento de uma cultura conservadora. Por isso, não é possível se pensar em conservadorismo como uma categoria estática, tanto sociológica quanto antropologicamente. Sendo assim, a proposta desta apresentação é analisar a forma como tal agenda se posiciona em relação a laicidade e seus impactos sociais, principalmente, após as eleições de 2018 no Brasil. Dessa forma, procuro demonstrar como o sintagma ideologia de gênero se mantem vivo dentro do discurso político, especialmente para atacar professores nas escolas, a partir da denuncia de uma suposta doutrinação esquerdista (comunista). Entendo que a construção do dito sintagma é a principal forma de interdição do debate sobre os gêneros e as sexualidades nas escolas e na sociedade brasileira. O argumento da defesa da família, naquilo que hoje se identifica como pauta de costumes se constitui como um dos principais elemento de ataque à laicidade e à democracia.
Palavras-chave: laicidade; democracia; escola; ideologia de gênero
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
Associação Brasileira de Antropologia - ABA