ISBN: 978-65-87289-36-6 | Redes sociais da ABA:
Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 003: Alteridades na universidade: saberes locais e diálogos críticos
O Ensino Superior Público no Cenário Pandêmico e Pós-Pandêmico: Um estudo de caso sobre o Oeste da Bahia
Esta pesquisa tem por objetivo discutir e compreender os principais impactos da pandemia de COVID-19 sobre o ensino superior público na região geográfica imediata de Barreiras, no Oeste da Bahia e busca propor reflexões que possam subsidiar políticas e ações para redução dos prejuízos gerados entre as os grupos mais impactados pela pandemia entre as Instituições de Ensino Superior públicas da região. O Oeste do estado da Bahia pertence a uma região conhecida como MATOPIBA, uma das principais fronteiras agrícolas do Norte e Nordeste do país, tendo o agronegócio como seu motor econômico. Historicamente isso representa inúmeros conflitos socioambientais e prejuízos na vida e no trabalho das populações locais, muitos oriundos de comunidades rurais diversas, entre elas, várias comunidades tradicionais. A chegada da Universidade pública nesse cenário, nos últimos anos, vem representar oportunidades de mobilidade social e de inserção no debate público para esses grupos locais que por muito tempo foram excluídos das oportunidades, sendo silenciados, explorados e oprimidos pelo agronegócio. No entanto, a pandemia de COVID-19, iniciada em 2020, provocou efeitos devastadores nesse ambiente em transformação, gerando retrocessos significativos em décadas de lutas, cujos danos não foram sanados com o fim da pandemia, em 2023. Nessa direção, torna-se fundamental refletir sobre os reais prejuízos gerados pela pandemia, entre as populações locais, bem como nos impactos que isso representa para a própria Universidade enquanto espaço democrático. O estudo tem natureza qualitativa e se desenvolve por meio de fontes bibliográficas e documentais, com análise e interpretação das dificuldades produzidas pelo cenário pandêmico nas vidas e nas rotinas dos grupos locais em interação com a Universidade e das intervenções institucionais e de políticas públicas para reduzir ou mitigar esses prejuízos sobre as populações e sobre a universidade. Observa-se que a pandemia impactou significativamente as populações mais vulneráveis, produzindo sofrimentos diversos e afetando suas condições de continuidade na Universidade, reproduzindo e alargando desigualdades estruturais preexistentes. Essa dimensão coloca em risco a sustentabilidade da Universidade, uma vez que reduz seu papel na região e restringe o debate e o diálogo plural no seu interior. Deste modo, ressalta-se a importância do levantamento de dados e reflexões sobre esses efeitos, a fim de subsidiar ações voltadas para a reparação dos sofrimentos e perdas causadas pela situação pandêmica e para a recomposição da Universidade e da sua diversidade no cenário pós-pandemia, para que novas pandemias não venham reproduzir os mesmos danos.