Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 050: Entre arte e política: articulações contemporâneas em pesquisas antropológicas
Entre festas e disputas: Concepções, sociabilidade e política no circuito clubber de Florianópolis
A cidade de Florianópolis, a partir dos anos 1990, em virtude de estímulos conjuntos visando integração ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), favorece o turismo de veraneio, tornando-a uma de suas principais atividades econômicas. Com isso, setores voltados ao entretenimento desenvolveram-se de forma fértil, fazendo com que clubes e festas de música eletrônica, fizessem parte de uma paisagem construída de capital hedonista e cosmopolita.
A pesquisa apresentada neste resumo, ainda em seu estágio de desenvolvimento, é uma etnografia que visa discorrer acerca de como as concepções em torno das noções de mainstream e underground, agenciam práticas políticas no circuito de música eletrônica em Florianópolis. Mainstream e underground, configuram concepções musicais antagônicas - uma relacionada a lógica de prazer e outra de comercialização - que operam nos mais diferentes circuitos de festas, gêneros e estilos musicais, bem como representam posicionamentos políticos relacionados à produção do mercado fonográfico.
A observação participante de festas, assim como entrevistas e conversas informais com os mais variados atores deste circuito, são utilizados junto a diários de campo e leituras acerca deste tema, para guiar o trabalho de campo, realizado na cidade de Florianópolis. Os resultados preliminares, permitem-nos inferir, que essas concepções se apresentam de forma plural e diversa, e que o pertencimento a grupos permeados por estilos e gêneros musicais é também utilizado como forma de agenciamento político a uma série de demandas e debates pertinentes na cidade.
Neste sentido, se deduz, a partir dos dados levantados, que a arte é um estimulante para intervenções, pois a sua natureza estética, produzida por pessoas ou por coletivos, possui o poder amplificador e sensibilizador necessários para reivindicação social.