Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 046: Educação diferenciada e territorialidades: fazeres, conflitos e resistências
Pratica Pedagógica Diferenciada Com os indígenas Xikrin, do Catete
A intenção deste texto é trazer uma relato de experiencia que revele, de forma prática e dialogada, a materialização de uma prática pedagógica diferenciada com indígenas da aldeia Xikrim, do Cateté, na cidade de Parauapebas, no sudoeste do Pará, no seio da Licenciatura Intercultural Indígena, na Universidade do Estado do Pará, UEPA, pelo Programa FORMA PARÁ. Entende-se Prática Pedagógica diferenciada não com algo educacional menor, mas sim um processo que articule ações pedagógicas, a realidade local e as reflexões e ações criadas, a partir dos professores-alunos-indígenas em quem os professores-parceiros da UEPA, se apresentam como interlocutores. A metodologia utilizada para este fim, foi a vivencia de 12 dias na aldeia em tela, ministrando a disciplina Pratica II, composição curricular do curso de licenciatura intercultural indígena da UEPA em que reuniões, debates e decisões foram tomadas pelos indígenas, visando uma intervenção pedagógica entre os alunos do ensino médio e fundamental da escola Escola Bep Karoti de Ensino Fundamental e Médio. Como resultado, foi revelado que, a construção de uma ação pedagógica diferenciada, deve se pautar na realidade local pensada pelos e para os indígenas em que se consegue perceber uma epistemologia em andamento, pautado na oralidade, frutos de experiencia cotidianas no tempo e no espaço, ferramentas imprescindíveis para a construção de uma prática pedagógica intercultural, em que a dialogicidade e a parceria entre indígenas e professores parceiros não indígenas da UEPA, foram o pilar para a construção atos e fatos de uma peça de teatro que encaminhe para uma universidade e um epistemologia indígena na busca do bem viver, por meio da educação formal e informal, na desconstrução de um eurocentrismo acadêmico ainda em voga no Brasil.