Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 089: Quilombos: processos de territorialização, movimentos sociais e conflitos
Amazonia e Religiosidade: "O santo daime e as diferentes representações sobre os saberes da floresta"
Neste trabalho, busco abordar uma religião nascida na denominada Amazônia, em 1930, iniciada e
desenvolvida por um maranhense, filho de escravizados, que migrou para o Acre em 1909, este maranhense
Raimundo Irineu Serra originou uma prática religiosa com base no sacramento sagrado, chamado daime,
congregando em uma comunidade, os maranhenses que migraram de uma área de interesse quilombola maranhense
denominados Povoado de Santa Tereza, no município de São Vicente Férrer. No centro da prática ritual os
elementos da denominada Amazônia surgem como fundamentos para a formação deste denominadas comunidades, com
fundamentos centrados em uma prática de resistência centrada em uma autonomia produtiva baseada nos chamados
roçados.
Deste modo, através da percepção dos elementos de autonomia deste grupo religioso amazônico, das suas das
representações e saberes da floresta, procuraremos analisar as formas de resistência dessas famílias no
Acre, oriundas principalmente do Estado do Maranhão. Está em discussão as formas de organização de agentes
sociais referido a uma geração após a submissão à escravidão, e que migram para áreas com um predomínio de
um outro tipo de imobilização da força de trabalho, no caso em análise, nos seringais do Acre, como forma de
garantir a sua sobrevivência. Analisaremos a relação da religiosidade com essa resistência face a um outro
tipo de submissão a interesses externos aos seus e vinculados a práticas de exploração da Amazônia.
© 2024 Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia - 34RBA
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