Apresentação Oral em Grupo de Trabalho
GT 006: Antropologia audiovisual com fotografias e filmes: da película ao digital
Cinema e artivismo no Recife Contemporâneo: intepretação histórico- antropológica sobre uma ativação de circuito cultural urbano e audiovisual
O presente artigo apresenta uma discussão sobre a formação de um circuito cultural urbano no Recife e área metropolitana, dando destaque para a constituição da cena audiovisual como linguagem e interesse orientador de uma modalidade de ocupação espacial na cidade e sua emergência a partir do contexto contemporâneo. O estudo deriva de uma imersão etnográfica do autor, requisito da pesquisa de doutoramento em antropologia, entre os anos de 2016 e 2020, onde constatou-se o relacionamento entre as táticas ou demarcações socioespaciais, empregando os termos usados por Michel de Certeau e seu desdobramento em Rogério Proença Leite, e a dimensão do artivismo, enquanto reivindicação estética e política de um uso da cidade e de questionamento da cultura dominante por parte de uma fração da classe artística e intelectual. Este setor articulou-se, contemporaneamente, a partir do contexto de redemocratização, o que suscitou uma cena videoativista e cineclubista no final dos anos 80, associada ao manguebeat nos 90, posteriormente convertida ao formato digital na década de 2000.
Palavras-chave: Direito à cidade; Cinemas de Rua; Ruínas; videoativismo; Cena Mangue
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